September 20, 2015

Música para os meus ouvidos | Music to my ears #1



Ainda antes (bem antes!) de olhar para a Noruega como mais do que apenas o país de onde vem o bacalhau, já eu gostava de ouvir a fofa da Silje Nergaard. Pronuncia-se mais ou menos assim, em português de Portugal: “Sília Niugord”. A fazer beicinho no fim. É norueguesa, pois claro.
Foi-me introduzida por uma amigo meu que adora jazz e foi ela a minha companhia durante longas horas de estudo, quando eu era ainda uma catraia de faculdade. Ora canta em inglês, ora canta em norueguês. Mas derrete-me quase sempre o coração. Bom som e boa voz. Deixo-vos  duas canções dela, as minhas preferidas, uma em cada língua:



Há uns tempos houve um programa da TV2 chamado “Hver gang vi møtes” (qualquer coisa como “Cada vez que nos encontramos”). Vi uns episódios durante umas férias na Noruega, ainda eu tinha vida dupla entre Portugal e a Dinamarca. A ideia era um grupo de cantores noruegueses juntarem-se e em cada programa todos cantarem versões de um deles. Ora, um desses cantores era a Silje e outro era a Lene Nystrøm (de quem eu já falei AQUI). Acontece que no dia em que a Lene era a rainha, a Silje cantou uma versão muito boa, na minha opinião, da “Barbie Girl”. Vale a pena ouvir. Foi isto:


- - - - -

Even before (much before!) I look at Norway as a bit more than just the country where bacalhau was coming from, I used to listen to the cutie Silje Nergaard. Norwegian singer, of course.
Her songs have been “introduced” to me by a friend who loves jazz, and she was my company during long hours of study, when I was still at the faculty. She sings both in English and in Norwegian. And everytime she melts my heart. Good sound, good voice. Here you have two of my favorite songs from her, one in each language:



Some months ago, there was a TV show in Norway called “Hver gang vi møtes” (something like “Each time we meet”). I watched some episodes during holidays in Norway, when I was still having a “double life” between Portugal and Denmark. The idea was to get a group of famous singers together and to present different versions of songs from one of them in each program. One of those singers was Silje and another one Lene Nystrøm (who I talked about before, HERE). It happens that in the day Lene was the “queen”, Silje sang a great version, in my opinion, of “Barbie Girl”. It is worth a listen:

No comments:

Post a Comment