January 6, 2016

Inverno, maldito Inverno | The winter, the damn cold winter



Podia ser pior? Podia. Podiam estar -20ºC. Mas só estão -10ºC. E eu (fraaaaaca) não os sei aguentar. Ando na fase de adaptação a este gelo do demónio (se algum dia me vou adaptar) e pimba, constipação. Aconteceu-me o mesmo na primeira amostra de Inverno que vivi em Copenhaga. Sou uma miúda que gosta de se manifestar assim quando chego a um sítio novo, pronto.

E nestas coisas da doença, porque felizmente são raras em mim, torno-me homem e penso logo que estou para morrer. De maneira que hoje preferi ficar em casa a trabalhar, a recuperar com chazinho de limão e 500.000 lenços ao meu lado, a sair à rua e enfrentar a verdade que o termómetro mostra.

Portanto, esqueçam as imagens idílicas de neve, casacos fofinhos e miúdas giras a patinar no gelo que se vêm nos filmes de Natal. Aqui caminha-se o mais rapidamente que se pode do ponto A ao ponto B. Não importa o quão feios são os casacos e as botas que usamos, o que importa é que bloqueiem frio e água. A nossa cara mete medo ao susto de tão gelada que está. As mãos não se sentem (mas não se sentem MESMO!) se passamos dois minutos sem luvas lá fora. E mais um rol de maravilhas que me dói até de pensar. O bom disto tudo é que qualquer lugar (Q-U-A-L-Q-U-E-R… até o autocarro) está pelo menos uns 30 graus acima. Portanto é ver-me, a mim e aos outros, a tirar, peça a peça, as 500 toneladas de roupa extra que tenho em cima de mim sempre que chego a algum lado. E tenho cá para mim que isto é que me lixa as defesas.

- - - - -

Could it be worse? Yes, it could. It could be -20ºC. But it’s only -10ºC. And I (weeeaaak) don’t know how to deal with it. I’m trying to adapt (if I any day will) and, crap, got a cold. The same happened the first time I experienced a “kind of” winter in Copenhagen. I’m a girl who likes to show off when getting into a new place, what can I do?

And about sickness, which luckily is something rare on me, I become a man and always think I’m going to die. That’s why I preferred to work from home today, to recover with lemon tea and 500.000 tissues by my side, instead of going out and face the truth the thermometer shows.

So, forget about the idyllic images of snow, cute jackets and pretty girls skating on ice that you see in Christmas movies. Here, you walk as fast as you can from spot A to spot B. It doesn’t matter how silly the jackets and boots you’re using look like, as long as they block the cold and the water. Your face is so frozen that scares everyone. You can’t feel your hands (seriously…) if you spend two minutes outside with no gloves. And a long list of other wonders. The good thing about all this is that every place (E-V-E-R-Y… even the bus) is at least 30 degrees above. So whenever I get indoors, I have to take off, piece by piece, the 500 tons of extra clothes I have on the top of me. And something tells me this is what screws my defenses up.

No comments:

Post a Comment